Rinotraqueíte felina: conheça os sintomas e medidas preventivas
A rinotraqueíte felina, ou popularmente conhecida como gripe de gato é uma doença que gera diversas complicações e muito incômodo a saúde dos felinos.
Apesar de ser uma enfermidade muito conhecida por tutores de gatos, ainda existem muitas dúvidas acerca da rinotraqueíte felina. Continue a leitura e descubra tudo sobre a doença.
O que é a rinotraqueíte felina?
A gripe felina é conhecida por ser uma doença respiratória causada por vários agentes diferentes.
O que causa rinotraqueíte felina é o FHV-1, um vírus de DNA de fita dupla envelopado, embora existam outras cepas (ORZIA, 2021). Este vírus pertence à família Herpesviridae.
Além disso, a doença é muito semelhante ao resfriado humano e geralmente afeta os gatos durante as épocas mais frias do ano.
Quais os sintomas de rinotraqueíte em gatos?
O gato pode apresentar diversos sintomas e muitos são similares aos sinais de resfriado em seres humanos, entre eles estão:
• Espirros;
• Dispneia;
• Secreções oculares;
• Secreção nasal;
• Conjuntivite;
• Falta de apetite;
• Apatia;
• Febre.
Diagnóstico da doença
A descoberta da doença pode ser feita por meio de consultas de rotina, ou ao notar os sintomas acima. Além disso, o diagnóstico deve vir exclusivamente de um médico-veterinário.
E após uma análise delicada, e em alguns casos até um exame de PCR para uma busca detalhada do agente causador, o profissional pode indicar o melhor tratamento e de acordo com o histórico de saúde do pet.
Como tratar a rinotraqueíte felina?
O tratamento não é tão complexo quanto parece, isso porque após a análise individual do gato, o médico-veterinário receitará um combo de tratamento, ou popularmente conhecida como “terapia de suporte”.
O objetivo da terapia de suporte é deixar o felino mais forte para então combater a infecção, e as recomendações para isso aconteça são: boa alimentação, descanso e muita hidratação para ajudar o animal a fortalecer o sistema imunológico.
No entanto, dependendo do estágio da doença, é possível que o veterinário recomende antibióticos.
A gripe felina é transmissível para humanos?
Não, a doença não oferece perigo aos seres humanos e nem a outros tipos de animais. Ou seja, a rinotraqueíte oferece riscos somente aos felinos.
Como evitar a gripe felina?
Apesar de não ser considerada uma doença letal aos gatos, ela causa muito desconforto e quando não tratada pode desencadear outras enfermidades, como por exemplo a pneumonia.
Por isso, a melhor maneira de prevenção contra a rinotraqueite felina é seguir o protocolo de vacinação obrigatório para gatos.
Isso porque, as vacinas V3 e a V4, são amplamente conhecidas por evitar essas e outras doenças que podem acometer os felinos. Por isso, esteja atento as vacinas necessárias para gatos.
Gostou de saber tudo sobre a rinotraqueíte felina? Não deixe de vacinar seu animal de estimação e levá-lo a consultas de rotina com um médico-veterinário de confiança.
Confira aqui no blog da Pet Anjo outras dicas sobre o universo pet.