Tudo sobre o gato Persa
Sendo considerado uma das raças de gato mais calma do mundo, fofa e charmosa, o gato Persa vem conquistando o coração de muitas famílias.
Se você deseja descobrir tudo sobre o felino, veio ao lugar certo, pois no post de hoje vamos contar tudo que você precisa saber sobre uma das raças de gato mais famosas do mundo. Continue a leitura para descobrir!
Origem do gato Persa
A raça sempre teve como padrão uma cabeça arredondada, rosto curto e um nariz “arrebitado”, e tem o nome de gato Persa devido a região de sua origem.
O que sabemos é que ele surgiu na região da Pérsia, atual Irã, e foi levado para a Europa no século XVI por um comerciante italiano chamado Pietro Della Valle.
Após sua chegada à Europa, mais especificamente na Inglaterra, o Persa foi cruzado com o gato Angorá para então se tornar o popular felino de hoje.
Além disso, durante o século XX, a Grã-Bretanha começou a exportar gatos persas para os Estados Unidos, deste modo foi aumentando a popularidade da raça.
Temperamento
Os gatos Persas, em geral, são felinos muito educados e quietos. Mas também gostam de brincar e passar tempo ao lado de seus tutores.
Diferente dos gatos mais “esportistas”, eles preferem relaxar e descansar no sofá ao invés de escalar brinquedos.
Os persas também se dão bem com crianças. Porém, é importante lembrá-las que eles não são animais de estimação como os cães e que em muitos momentos eles não vão estar muitos dispostos a brincar, e as crianças devem aceitar isso.
Esses peludos não se importam em passar algum tempo sozinho. Mas lembre-se de que nenhum pet deve ser deixado em casa sozinho por longos períodos com frequência.
Isso porque, ao manter esse hábito certamente poderá vir a causar outros problemas, como ansiedade de separação, por exemplo.
Ou seja, se você pretende fazer uma viagem ou passar um tempo fora de casa, procure um Pet Sitter para garantir que seu pequeno felino fique bem enquanto você estiver ausente.
Saúde do gato Persa
Assim como os humanos, todo gato pode vir a desenvolver uma doença, seja ela genética ou não.
Os gatos da raça Persa, por exemplo, têm alguns problemas de saúde hereditários que devem ser acompanhados desde filhote. Alguns desses problemas são:
• Doença Renal Policística
• Atrofia progressiva da retina
• Cardiomiopatia hipertrófica
Além disso, alguns problemas respiratórios também são comuns nos gatos persas.
Por isso, mantê-los em um ambiente com ar-condicionado em uma temperatura fresca e longe do calor excessivo, ajudará a mantê-lo protegido e saudável.
Contudo, também é necessário estar atento a todos os cuidados essenciais que todo gato precisa para uma maior longevidade de vida.
Expectativa de vida
Apesar dos problemas de saúde hereditários, o gato Persa tem uma boa longevidade!
Portanto, é um pet que tem tudo para viver longos anos ao lado da família e que certamente vai alegrar a todos.
Então, isso quer dizer que quando bem tratado e cuidado, a raça pode viver entre 12 e 17 anos.
Características do gato Persa
Cuidados com o pelo
Por ser uma raça de pelagem longa, é necessário ter muito cuidado e exige mais manutenção para que, deste modo, seu pelo fique sempre muito bem higienizado, brilhante e hidratado.
Para manter o pelo do seu gato Persa bonito e saudável, é necessário penteá-lo diariamente e realizar a tosa higiênica periodicamente.
Quais são as cores de gato Persa?
Desde o cruzamento com os gatos Angorás, o Persa passou a ter uma diversidade enorme de cores!
Para se ter uma ideia, são centenas de variações de cores aceitas pelo padrão oficial da raça. Confira as principais:
• Gato Persa preto
• Gato Persa cinza
• Gato Persa branco
• Gato Persa azul
• Gato Persa laranja
Qual o valor do gato Persa?
Se você gostou do gato Persa e quer ter um em sua casa, antes de decidir comprar, busque em lares de adoção.
Pois em muitas ONG’s de adoção tem gatinhos até mesmo dessa raça precisando do carinho e amor de uma nova família.
Mas, caso você queira mesmo comprar, o valor de um gato Persa varia de R$ 2000 a R$ 8000. Sendo que os gatos cinzas costumam ser mais raros.
E aí, gostou de conhecer sobre o gato Persa?
Acompanhe o blog da Pet Anjo para mais conteúdos como esse!