Tudo sobre Pastor Alemão
O cachorro Pastor alemão pode até parecer bravo, mas, na realidade, o cão se destaca por sua personalidade confiante, corajosa e muito leal a sua família.
Além disso, o Pastor alemão é com certeza uma das raças mais elegantes, inteligentes e obedientes. Quer saber mais sobre o Cachorro Pastor Alemão? Continue a leitura.
Origem do Pastor Alemão
Como o próprio nome da raça já diz, o Pastor Alemão se originou na Alemanha em 1899 a partir de raças de cães pastores já existentes no país.
O Pastor Alemão foi desenvolvido por Max von Stephanitz, um criador de cães que buscava um cão de trabalho que fosse forte fisicamente, inteligente, seguro, atento, autoconfiante e que fosse versátil o suficiente para se adequar também como cão de companhia e proteção.
A partir deste objetivo, von Stephanitz buscou cães com essas características para que assim pudessem originar o Pastor Alemão.
Ao longo dos anos, a raça mostrou que o objetivo de Max foi atingindo. Sendo hoje a terceira raça canina mais inteligente do mundo, segundo a AKC (American Kennel Club)
Temperamento do Pastor Alemão
Como de acordo com o desejo de seu criador, o Pastor Alemão deve ser um cão autoconfiante, fiel e versátil.
Se for criado desde filhote em um ambiente familiar, tendo contato com diferentes estímulos, sons e pets, ele com certeza será um cão muito inteligente, dócil e de fácil treinamento.
O que dificilmente excluirá o fato de que ele é, naturalmente, um cão de proteção. Mesmo sendo um cão super dócil, ele certamente te avisará caso algo esteja errado em sua casa.
O Pastor Alemão foi criado para ser um cão de trabalho, ou seja, para ser um cão ativo e com muita energia.
Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, ele certamente desenvolverá comportamentos indesejados caso não seja estimulado física e mentalmente com frequência adequada.
Toda essa inteligência, se não for colocada para trabalhar de maneira construtiva, encontrará alternativas destruidoras. Passeios e brincadeiras sem dúvida te ajudarão a ter um cão mais saudável e obediente dentro de casa.
Embora essas sejam as principais características comportamentais de um Pastor Alemão, é sempre importante conversar com mais de um criador e explicar o que você procura no seu futuro peludo, caso você pretenda ter a companhia desse cão inteligentíssimo.
Características do Pastor Alemão
O Pastor Alemão é considerado um cão de médio/grande porte, bastante forte que pode assustar alguns. Podendo chegar aos 65cm de cernelha e até 40kg.
Apesar de todo esse tamanho, ele não precisa necessariamente de uma casa grande ou com um quintal enorme para viver bem. Ele certamente será um cão feliz e saudável em um ambiente não tão grande (como um apartamento por exemplo) desde que tenha uma boa rotina de passeios e brincadeiras que o estimulem física e mentalmente.
De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):
O Pastor Alemão é de tamanho médio, levemente alongado, vigoroso, bem musculoso, com ossatura “seca” e construção geral sólida.
Deve ser um cão bem balanceado (com fortes tendões) em termos de características; seguro, absolutamente natural (exceto em uma situação de estímulo) e agradável, bem como atento e disposto a agradar. Ele deve possuir um temperamento instintivo, flexível e autoconfiante, a fim de ser adequado como cão de companhia, guarda, proteção, serviço e pastoreio.
Saúde do Pastor Alemão
O Pastor Alemão, em geral é um cão muito saudável e disposto, porém qualquer cão pode ter problemas genéticos relacionados à sua saúde. E com o Pastor Alemão não é diferente.
Duas das doenças que mais atingem os Pastores Alemães são: displasia da anca (doença que ocorre a partir do desenvolvimento anormal da articulação do quadril) e mielopatia degenerativa (doença progressiva que atinge a medula dos cães, fazendo com que muitas vezes o cão não consiga se manter em pé.
Como várias outras raças de porte médio/grande os Pastores Alemães também podem sofrer de doenças que atingem o coração. Exames anuais para checar a saúde do seu peludo sempre irá prevenir qualquer susto.
Curiosidades Sobre o Pastor Alemão
Cores do Pastor Alemão
Todo Pastor Alemão deve ter sua pelagem preta, com marcas em tom de marrom e amarelo, podendo também variar para o cinza claro. Cães unicolores pretos ou cinzas também são aceitos de acordo com o padrão da raça.
Popularidade do Pastor Alemão
– A popularidade da raça sofreu em seus primeiros 20 anos devido a Primeira Guerra Mundial. Por serem conhecidos como cães do inimigo, trabalhando em conjunto com o exército alemão. Porém, depois da Guerra, com a ajuda de filmes como Rin Tin Tin, a raça ganhou o coração de todo mundo.
– Hoje em dia é a segunda raça mais popular nos EUA, ficando atrás somente do Labrador.
Pastores Alemães em Filmes
Por serem cães extremamente inteligentes, os Pastores Alemães já protagonizaram vários filmes. Entre eles: “Eu sou a Lenda” onde o personagem de Will Smith conta com a companhia única de seu pastor alemão Sam e o clássico “K9 – Um policial bom pra cachorro”.
Evolução da Raça
Nos últimos 20 anos a raça sofreu diversas alterações, como pode-se ver na imagem abaixo:
Raças parecidas com Pastor Alemão