Tudo sobre Pastor Alemão

Tudo sobre Pastor Alemão

Origem do Pastor Alemão

Como o próprio nome da raça já diz, o Pastor Alemão se originou na Alemanha em 1899 a partir de raças de cães pastores já existentes no país. O Pastor Alemão foi desenvolvido por Max von Stephanitz, um criador de cães que buscava um cão de trabalho que fosse forte fisicamente, inteligente, seguro, atento, autoconfiante e que fosse versátil o suficiente para se adequar também como cão de companhia e proteção.

Origem do Pastor Alemão

Max von Stephanitz: Criador da raça

A partir deste objetivo, von Stephanitz buscou cães com essas características para que assim pudessem originar o Pastor Alemão. Ao longo dos anos, a raça mostrou que o objetivo de Max foi atingindo. Sendo hoje a terceira raça canina mais inteligente do mundo, segundo a AKC (American Kennel Club)

Temperamento do Pastor Alemão

Como de acordo com o desejo de seu criador, o Pastor Alemão deve ser um cão autoconfiante, fiel e versátil. Se for criado desde filhote em um ambiente familiar, tendo contato com diferentes estímulos, sons e pets, ele com certeza será um cão muito inteligente, dócil e de fácil treinamento. O que dificilmente excluirá o fato de que ele é, naturalmente, um cão de proteção. Mesmo sendo um cão super dócil, ele certamente te avisará caso algo esteja errado em sua casa.

Temperamento do Pastor Alemão

O Pastor Alemão foi criado para ser um cão de trabalho, ou seja, para ser um cão ativo e com muita energia. Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, ele certamente desenvolverá comportamentos indesejados caso não seja estimulado física e mentalmente com frequência adequada. Toda essa inteligência, se não for colocada para trabalhar de maneira construtiva, encontrará alternativas destruidoras. Passeios e brincadeiras sem dúvida te ajudarão a ter um cão mais saudável e obediente dentro de casa.


Clique aqui e encontre Dog Walkers treinados para passear e gastar a energia do seu Pastor Alemão


 

Embora essas sejam as principais características comportamentais de um Pastor Alemão, é sempre importante conversar com mais de um criador e explicar o que você procura no seu futuro peludo, caso você pretenda ter a companhia desse cão inteligentíssimo.

 

Características do Pastor Alemão

características pastor alemão

O Pastor Alemão é considerado um cão de médio/grande porte, bastante forte que pode assustar alguns. Podendo chegar aos 65cm de cernelha e até 40kg. Apesar de todo esse tamanho, ele não precisa necessariamente de uma casa grande ou com um quintal enorme para viver bem. Ele certamente será um cão feliz e saudável em um ambiente não tão grande (como um apartamento por exemplo) desde que tenha uma boa rotina de passeios e brincadeiras que o estimulem física e mentalmente.

 

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

O Pastor Alemão é de tamanho médio, levemente alongado (em relação à altura), vigoroso, bem musculoso, com ossatura “seca” e construção geral sólida.

Deve ser um cão bem balanceado (com fortes tendões) em termos de características; seguro, absolutamente natural (exceto em uma situação de estímulo) e agradável, bem como atento e disposto a agradar. Ele deve possuir um temperamento instintivo, flexível e autoconfiante, a fim de ser adequado como cão de companhia, guarda, proteção, serviço e pastoreio

Características Pastor Alemão

 

Saúde do Pastor Alemão

saúde do pastor alemão

O Pastor Alemão, em geral é um cão muito saudável e disposto, porém qualquer cão pode ter problemas genéticos relacionados à sua saúde. E com o Pastor Alemão não é diferente. Duas das doenças que mais atingem os Pastores Alemães são: displasia da anca (doença que ocorre a partir do desenvolvimento anormal da articulação do quadril) e mielopatia degenerativa (doença progressiva que atinge a medula dos cães, fazendo com que muitas vezes o cão não consiga se manter em pé.

Como várias outras raças de porte médio/grande os Pastores Alemães também podem sofrer de doenças que atingem o coração. Exames anuais para checar a saúde do seu peludo sempre irá previnir qualquer susto.

 

Curiosidades Sobre o Pastor Alemão

Cores do Pastor Alemão

Todo Pastor Alemão deve ter sua pelagem preta, com marcas em tom de marrom e amarelo, podendo também variar para o cinza claro. Cães unicolores pretos ou cinzas também são aceitos de acordo com o padrão da raça.

Popularidade do Pastor Alemão

  • – A popularidade da raça sofreu em seus primeiros 20 anos devido a Primeira Guerra Mundial. Por serem conhecidos como cães do inimigo, trabalhando em conjunto com o exército alemão. Porém, depois da Guerra, com a ajuda de filmes como Rin Tin Tin, a raça ganhou o coração de todo mundo.
  • – Hoje em dia é a segunda raça mais popular nos EUA, ficando atrás somente do Labrador.

Pastores Alemães em Filmes

Por serem cães extremamente inteligentes, os Pastores Alemães já protagonizaram vários filmes. Entre eles: “Eu sou a Lenda” onde o personagem de Will Smith conta com a companhia única de seu pastor alemão Sam e o clássico “K9 – Um policial bom pra cachorro”.

 

Evolução da Raça

Nos últimos 20 anos a raça sofreu diversas alterações, como pode-se ver na imagem abaixo, que não agradaram todos. Veja aqui o artigo sobre a evolução da raça que Louis Donald, árbitro internacional da AKC (American Kennel Club) especialista em Pastor Alemão escreveu.

Evolução Raça Pastor Alemão

Evolução Raça Pastor Alemão

 

Raças parecidas com Pastor Alemão

Pastor Holandês

Pastor Holandês

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga

Pastor Belga

Pastor Branco Suiço

Pastor Branco Suiço

 

 

 

 

 

passeador-de-pastor-alema%cc%83o

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment