Você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?

cacachorro cheira tudo em volta

Sabe quando você pensa que achou a solução perfeita para evitar ou acabar com os problemas comportamentais na hora de passear com seu cachorro? Vá com calma, não é tão simples assim. Vamos supor que você é um pet parent de primeira viagem, lutando para conseguir ensinar seu cachorro a passear na guia solta. Você não consegue ter a atenção dele nem por um segundo e você não sabe o motivo de o seu cachorro cheirar tudo em volta. Terrível né? Isso é por que ele está muito mais interessado em conhecer o ambiente e sua maior preocupação no momento é essa, cheirar.

E, é provável, que quando você procurar uma solução na internet, vá chover gente dizendo para você usar o fato de o seu cachorro cheirar tudo em volta, como um reforço. Parece milagroso, né?! Um motivador poderoso para a maioria dos cães, e um candidato óbvio para métodos de reforço. Mas infelizmente, para alguns tutores de primeira viagem ou aqueles treinadores “nem tão bons assim”, pode levar um bom tempo para adquirirem a “finesse” necessária para usá-lo.

Você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?

Mas qual o problema de deixar meu cachorro cheirar tudo em volta?

O grande problema desse tipo de comportamento é que: se você soltar seu cachorro, você precisará trazê-lo de volta para você. E ele já deixou bem claro que ser solto para cheirar todos aqueles milhões de cheiros novos é mil vezes mais interessante do que os petiscos de sempre no seu bolso. Então, se você o deixar em guia solta para cheirar, você vai ter um problema ainda maior: seu cachorro vai ficar todo ansioso com os estímulos novos e vai se esquecer da tarefa mais importante, passear direitinho. 

Se o seu cachorro, assim como você, for um iniciante em passeios, o problema é dobrado. Você está ensinando-o uma técnica complicada (deixar a guia solta e andar lado a lado com você), mas ao mesmo tempo, está deixando que ele saia em disparada para cheirar tudo e todos e, muitas vezes, deixando a coleira esticada e te fazendo correr atrás. Como você mantém a ideia do passeio clara para o seu cachorro? Assim você só o confunde!

Na maioria do tempo, as dificuldades que alguns cachorros têm na hora de andar com a guia mais solta são:

1) O cachorro está excitado demais para focar na tarefa de passear do seu lado;

2) O cachorro não teve muita prática na hora de caminhar do lado do seu tutor;

3) O petisco ou recompensa que o tutor tem na mão não é nada atrativo.

Vamos ver como deixá-lo cheirar tudo não vai resolver esses problemas?

1) Se você começar a passear como sempre, calmamente, e, depois soltar seu cachorro para cheirar tudo na rua, por acaso o hábito de cheirar vai,Você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta? 4 magicamente, sumir? Hm, acho que não. Se seu cachorro não focou em você nas primeiras tentativas, deixá-lo em guia solta para cheirar tudo e todos, não vai consertar isso;

2) Se o seu cachorro não praticou suficiente no seu quarto de treinamento ou no seu quintal, deixá-lo solto para descobrir cheiros novos não vai, como num passe de mágica, fazê-lo ir para seu lado e caminhar calmamente;

3) Se a sua recompensa não conseguiu fazê-lo prestar atenção e caminhar junto de você, como poderia funcionar depois que você o soltou para descobrir milhões de cheiros novos e intrigantes? É, não vai.

 

O que acontece quando você “libera o cheiro”?

Isso é o que, provavelmente, acontecerá se o seu cachorro cheirar tudo em volta e você não tiver treinado-o suficiente: vocês começarão a caminhar tranquilamente e, então, você decide soltar seu cachorro para ele explorar os arredores. Você o segue um pouquinho e quando acha que já chega de explorar, você diz “vamos, Thor!” (ou algum outro chamado que você tenha ensinado). Adivinha, ele continua cheirando. Você o chama de novo – ele continua cheirando e nem te dá atenção. Você, provavelmente, vai perder a paciência e dá uma travada na guia e vira o corpo para chamá-lo até você. Dependendo do quanto ele esteja interessado em cheirar todos os cheiros possíveis, ele pode até ir com você, mas ele também pode puxar a guia ainda mais forte.

De um jeito ou de outro, você não tem mais a atenção do seu cachorro só para você, e seu passeio precisará de mais treino. Afinal, qual o propósito de estimulá-lo a conhecer tantas coisas novas e cheiros fascinantes, e depois , literalmente, puxá-lo de volta para a realidade?

Lembre-se: puxar a guia do seu cachorro para chamá-lo, pode causar uma associação negativa ao passeio e causar aversão no cachorro. Calma, não é o fim do mundo se você deu uma puxadinha de leve na guia (nós da Pet Anjo não aconselhamos que dê nem um puxãozinho). Isso acontece com a maioria dos tutores de primeira, segunda, terceira… décima viagem, mas, fique muito atento. Se começar a se repetir em todos os passeios, toda hora que seu cachorro tenta cheirar alguma coisa, você pode estar jogando seu treinamento com ele por ralo abaixo. Ter que ficar puxando seu cachorro enquanto passeia era o primeiro problema que você estava tentando resolver, por que botar todo o aprendizado a perder?

 

A solução: praticar praticar praticar!

A solução para esse problema é, se não bem simples, prática. Você precisa praticar a caminhada em guia solta em ambientes não tão interessantes no começo. Você também precisa praticar para caramba o gatilho de “vamos!” com reforço positivo – inclusive durante os passeios, ande sempre com alguns dos petiscos favoritos do seu pet.

EntendemoVocê deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?3s que pode ser bem difícil de um ambiente normal, sem nada muito atrativo competir com um lugar cheio de cheiros novos e intrigantes. Se você estiver em um lugar comum, sem muitos comércios, apenas um parque, pode ser que não tenha algum cheiro que vá captar seu cachorro. Então nós podemos perceber que há uma linha que separa as situações de quando o seu cachorro está apenas passeando, sem nada demais para fazer, de quando você tenta praticar a atenção em um ambiente com distrações a todo momento.

Recompensar o seu cachorro com alguma coisa que ele goste muito é essencial. Procure sempre equilibrar os ambientes, no começo opte por um ambiente calmo e depois vá partindo para ambientes “da vida real”. Aqui vão algumas dicas de treinamento para você engajar no treinamento do “junto” com o seu pet:

  1. Comece praticando dentro de casa, com e sem a guia. Logo logo, seu cachorro aprenderá a te seguir quando você der o comando “junto” ou “vamos”. Uma dica é você correr ou mudar o sentido e correr, ambos para manter o treinamento um desafio e mais divertido.
  2. Um outro jeito, é você ter o “quarto dos sonhos pet” (um quarto com brinquedos de squeaky, de morder, de barulho, enfim, todos os brinquedos, com ração e outras coisas interessantes). No treinamento, deixe o seu cachorro entrar no quarto e, depois de um tempo, saia do quarto chamando-o. Assim que ele for junto, recompense-o com o petisco mais gostoso do mundo.
  3. Você pode colocar alguma essência de urina de coelho ou gato em um tapetinho e andar por perto com seu cachorro. Se ele cheirar, diga “vamos!” e recompense-o assim que ele for junto com você. – Essa etapa é mais chatinha mesmo, depois de duas ou três vezes que o seu cachorro cheirar e sair, ele perderá o interesse em cheirar o tapetinho e, logo, a sua armação não funcionará mais.
  4. Você pode fazer um montinho ou fileira de ração no chão e deixar seu cachorro cheirar. Assim que ele começar a comer a ração, você sair e o chama pra ir junto – e nunca se esqueça de recompensá-lo cada vez que ele for junto.
  5. E, finalmente, chegamos na etapa do “solta!” ou “deixa!”. Qualquer tipo de exercício de “deixa” serve para esse método. Temos alguns aqui para te ajudar!

 

Nós podemos te ajudar a treinar seu cachorro!

 

Quer conhecer mais sobre nossos serviços?

Visite nosso site: www.petanjo.com.br

Ou entre em contato pelos telefones:

SP – (11) 99953-9409 (TIM)

SP – (11) 97603-05085 (CLARO)

SP – (11) 99757-1110 (VIVO)

RS – (51)  9509-6196 (VIVO)

SC – (48) 9166-3791 (VIVO)

Ou você pode também falar com a gente pelo email contato@petanjo.com

Você acabou de ler – você deixa seu cachorro cheirar tudo em volta?


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment