Com que frequência é bom dar banho em cachorro?
Com que frequência é bom dar banho em cachorro?
“Meu cachorro, o Bento, é um Schnauzer de 8 anos, e de 12 quilos. Eu levo ele para tomar banho toda semana, mas mesmo assim ele fica com o pelo muito oleoso, e as vezes com cheiro meio forte. Quase que no dia seguinte parece que já está sujo. O que eu posso fazer para melhorar isso, e ele ficar cheiroso e com o pelo macio por mais tempo após o banho? E eu estou pensando em adotar um outro cachorro, filhotinho. Com quanto tempo posso começar a dar banho nele, ou eu tenho que esperar para dar o primeiro banho?”
Dúvida de Raphael F. Gomma
Algumas informações que você precisa saber sobre o banho em cachorro:
– Cuidados com a pelagem são muito importantes, nao só por estética, mas para a saúde em geral. Exemplos: Nós podem doer e levar a infecções de pele e até atrapalhar a locomoção. Momento de verificar pulgas, carrapatos, aumentos de volume, verrugas, machucados, sensibilidade ao toque, etc…
– Não existe uma frequência certa, um consenso entre os dermatologistas veterinários sobre os banhos: depende da raça, das características do pelo, da pelagem, se tem alergias, da própria rotina (vai muito à praia, parques…)…
– Geralmente o banho semanal retira a oleosidade natural da pele, podendo acarretar em coceira, descamação da pele e a alergias. Para um cachorro saudável e que não se suja com frequência, um banho por mês é mais do que suficiente.
– Já a escovação dos pelos deve acontecer quase que diariamente, especialmente para os cães de pelo médio e longo. Para pelo curto: 2 a 3 vezes por semana. Escovar é o mais importante, e irá retirar a sujeira, espalhar o óleo natural e prevenir os nós! Momento de calmam, ensinar calma ao pet!
– Usar produtos específicos para animais! Pele dos cães é diferente da pele humana: é mais fina, mais sensível, o pH é diferente e não tem glândulas sudoríparas. Shampoo humano é mais ácido!
• Caso do Bento: pode ter algum probleminha de pele que está aumentando a produção de óleo, a proteção da pele; pode ser o próprio excesso de banho que está causando isso; pode ter alguma outra questão de saúde envolvida, que está causando o odor forte: otite, por exemplo, que pode ser relacionada até a agua no ouvido! Levar ao veterinário, e diminuir a frequência de banhos até lá.
– Se pet tem problemas de pele: produtos específicos e acompanhamento médico! As vezes aumenta-se a frequência do banho porque o tratamento é tópicos, exatamente com o shampoo especifico.
– Mas… é claro que se está sujo ou com cheiro, pode tomar banho! Mas pode também dar banho sem molhar o animal inteiro: lencinhos umedecidos, ou toalha com água quente, shampoo a seco para cães. E secar bastante com várias toalhas.
• Já os filhotes: maioria dos shampoos é para filhotes a partir do 3o mês – aguardar pois eles são ainda mais sensíveis! Até as 12 semanas: usar toalhinha úmida, especialmente na barriga e região genital, como a mãe faz para estimular o filhote.