Gato com calor: entenda como refrescar o seu felino
Os felinos adoram ficar em ambientes com mais claridade da casa, ou seja, tomando um sol. No entanto, em temporadas mais quentes é necessário estar atento para refrescar um gato com calor.
Isso porque, os dias mais quentes podem ser perigosos aos felinos, pois eles podem sofrer com a alta temperatura.
Por isso, elaboramos dicas essenciais para que você refresque o gato com calor, além disso perceba os sinais de desconforto do felino, para que deste modo a sua saúde e bem-estar sejam mantidas durante toda a temporada de altas temperaturas.
Gato sente calor?
Quando comparado com os seres humanos, os gatos possuem uma temperatura corporal elevada. Por isso, sim, gato sente calor e podem sofrer com a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal.
No entanto, algumas raças podem sentir mais calor que outras, mas os cuidados são para todos os felinos.
Como saber se o gato tá com calor?
Assim como nós, seres humanos, os gatos também demonstram desconforto ao estarem com calor, dessa forma, os tutores devem sempre compreender a linguagem corporal dos gatos. Portanto os sinais de um gato com calor que devem ser observados são:
– Se lambe mais do que o habitual;
– Língua de fora;
– Salivação intensa;
– Respiração ofegante;
– Hiperventilação;
– Vômitos;
– Falta de apetite;
– Apatia;
– Miados de desconforto.
Dito isso, é muito importante estar atento aos sinais de um gato com calor, e caso os sinais sejam intensos e constantes, leve o felino ao médico-veterinário com urgência, pois ele pode estar com sinais de hipertermia.
Sinais de hipertermia em gatos
A hipertermia é muito perigosa pois pode levar o felino a morte em poucas horas. Por isso, esteja atento aos sinais de hipertermia em gatos:
– Respiração rápida com a boca aberta;
– Vômito;
– Cansaço;
– Desorientação;
– Salivação excessiva;
– Mucosas congestionadas;
– Aumento da frequência cardíaca;
– Diarreia;
– Convulsões.
Por ser muito perigosa a saúde dos felinos, ao observar qualquer sinal, leve-o ao médico veterinário.
Mas, para evitar que o gato sinta calor e desconforto e chegue em quadros de risco, existem maneiras para refrescar o felino. Confira o que fazer quando o felino está com calor.
O que fazer quando um gato está com calor?
Existem alguns cuidados primordiais para garantir o conforto do gato com calor em dias de alta temperatura, confira a seguir:
Invista em boa hidratação
Ofereça bastante água ao pet e deixe potes espalhados pela casa. Além disso, prefira utilizar bebedouros para gatos com água corrente, fresca e limpa.
Cuidado redobrado com os pelos
Além da escovação diária na pelagem do felino para aliviar o incomodo, uma ótima alternativa para evitar que o gato sinta desconforto com o calor, é tosá-lo.
A tosa higiênica e outros tipos de tosas são procedimentos que também são indicados para gatos com certa frequência.
Mas, a tosa deve ser feito por um profissional, uma vez que é necessário saber usar a máquina de tosar do jeito certo, assim como conhecer qual tosa é indicada para o gato de acordo com a sua raça, pelagem e ambiente onde vive.
Encontre centros estéticos especializados e agende o horário para tosar o seu gato na unidade parceira mais próxima da sua casa. Assim você garanta a saúde, bem-estar e higiene do seu felino.
Gato com calor: deixe o ambiente mais ventilado
Mantenha todo o ambiente sempre fresco, com a ajuda de ar-condicionado e ventiladores. No entanto, ao utilizar o ventilador certifique-se de que o gato não terá acesso a ele.
Além disso, garanta uma boa ventilação e áreas de sombra em locais que o felino costuma tomar sol. Mas, lembre-se sempre de manter o gato em segurança, com o uso de telas de proteção em janelas, por exemplo.
Gato com calor: cuidados com a alimentação
A alimentação do gato com calor deve ser sempre fresca, isso porque, com o calor excessivo o alimento perde seu sabor e crocância, e por consequência, o gato pode não se alimentar.
Por isso, a alimentação do gato deve ser sempre fresca e uma ótima opção são os sachês para gatos, que também estimulam que o pet beba mais água.
Além disso, tem os petiscos que são uma forma de auxiliar na alimentação do pet em dias quentes, evitando um quadro de desnutrição e desidratação.
Em suma, é importante ter atenção com a quantidade e frequência oferecida. Uma vez que os petiscos não substituem a ração, seja ela úmida ou seca.
Agora que você conhece os cuidados essenciais com um gato com calor, não esqueça de observar a linguagem corporal do seu felino e garantir todos os cuidados citados acima para um verão prazeroso ao pet.