Se você notar o seu cachorro agitado, não se preocupe. Esse comportamento é considerado comum em sua natureza, e essa agitação costuma ser ainda mais intensa em filhotes.

No entanto, em alguns casos, esse comportamento excede o limite. Por isso, é preciso estar atento. Pois o aumento dessa agitação pode gerar comportamento destrutivo, agressividade e muitos outros hábitos indesejados.

E, em todos os casos, leve o seu cão ao médico-veterinário. Pois ele precisa descartar qualquer dor, desconforto ou problema físico.

Caso seja comportamental, e você deseja entender os motivos que deixam o seu cachorro agitado e, além disso, acalmá-lo, continue a leitura.

Cachorro agitado: saiba o que fazer

O que pode ser quando o cachorro fica agitado?

A resposta para isso é que existem três fatores que são bastante comuns em cachorros agitados e que podem ser a razão pela qual seu peludo não para quieto, sendo elas:

– Tédio: quando seu companheiro fica por um longo período sem uma atividade ou brincadeira para fazer;

– Predisposição: quando seu peludo tem por natureza a necessidade de gastar mais energia;

– Ansiedade: que acontece quando o pet se sente dependente ou então não suporta passar muito tempo sem a companhia do seu tutor.

Se você oferecer uma rotina saudável, com uma dieta balanceada e atividades físicas diárias que supram as necessidades diárias do seu peludo, é pouco provável que ele continue sendo um cão excessivamente agitado.

Porque o cachorro fica agitado à noite?

Cachorro muito agitado a noite

Você chega em casa do trabalho cansado, e na hora de  de deitar na cama para descansar seu cachorro não para de latir e chora?

Essa é uma situação comum e também desanimadora para qualquer tutor. E muitas vezes esses comportamentos podem acabar afetando a relação que você tem com seu pet.

No entanto, isso pode melhorar se você proporcionar uma rotina que seja adaptada as necessidades do seu cão. Ele com certeza será mais comportado. E você não terá dúvidas de que ele trás sim muito mais coisas boas do que “problemas”.

O que fazer para ele não ficar agitado para dormir

Alguns tutores acabam acostumando os cães a dormirem no mesmo quarto ou até mesmo na mesma cama quando são filhotes.

Como citamos no post Como criar um filhote de cachorro, por mais que seja tentador levar aquele cãozinho tão fofinho para dormir junto com você na cama, não faça isso.

Além de você poder acordar com sua cama molhada ou com uma “surpresinha”, acostumá-lo a dormir na mesma cama, pode trazer hábitos indesejados no futuro. Como agitação, latidos e choros

Dormir com um cãozinho de 1kg na cama é fácil, não incomoda, ele dorme a maior parte da noite. Mas, dormir com esse mesmo peludo quando ele tiver seus 15 kg pode não ser uma tarefa fácil ou cômoda.

E impedi-lo de dormir na sua cama depois que ele já acostumou, pode não ser uma tarefa fácil.

Acostumar seu peludo a dormir na cama com você pode ter consequências no futuro

“Mas meu cachorro nunca dormiu no mesmo quarto que eu, muito menos na mesma cama.”

Bom, então seu problema é mais fácil de tratar. Se seu cachorro fica inquieto na hora de dormir mas ele nunca dormiu junto com você, é muito provável que ele esteja com muita energia e disposição para brincar ou passear.

A solução para este caso também ajuda a solucionar o problema com a cama ou quarto – Passeios Educativos.

Cachorro agitado: entenda como passeio educativo pode te ajudar

Cachorro agitado: entenda como passeio educativo pode te ajudar.

Passeio educativo nada mais é do que um passeio conduzido por uma pessoa treinada e capacitada. E, que sabe o que e como fazer para seu pet ser mais comportado fora e dentro de casa, ao mesmo tempo que ele aproveita mais o passeio.

Nossos Dog Walkers são todos treinados e capacitados para oferecer esse serviço. Ensinando obediência e educação durante os passeios, usando sempre métodos de reforço positivo, nunca usamos técnicas que possam ser incômodas ou prejudiciais a saúde do seu pet.

Comente com Facebook