A animação, fofura, afeição e inocência de um cachorro filhote empolga qualquer pessoa e nos deixa ansiosos para voltar para casa.

Mas, na mesma proporção em que são fofos, os filhotinhos também são sensíveis e precisam de cuidados especiais. Por isso, elaboramos as melhores dicas de como cuidar de cachorro filhote, confira a seguir.

Cachorro filhote da raça Golden retriever em um parque

Quais os primeiros cuidados com um filhote de cachorro

Poucas coisas na vida nos trazem a alegria que um filhote de cachorro em casa nos traz.

Mas toda essa animação pode se transformar em muita dificuldade. Principalemente para aqueles que não estão preparados para enfrentar o desafio que é ter um filhote em casa. Continue a leitura e confira os cuidados essenciais que um cão filhote precisa.

Preparação da casa para receber o filhote

Na maioria das vezes o filhote costuma ser mais ativo e pode acabar quebrando objetos ou se aventurando por janelas e sacadas.

Por isso, a chegada de um novo membro na família exige mudanças e adaptações ao lar. Isso quer dizer que os tutores devem sempre manter o animal fora de perigo e acompanhar as ações dele.

Outro ponto importante é a escolha de um local tranquilo, seguro e silencioso para colocar a caminha de cachorro. E, próximo a cama, você pode providenciar o bebedouro e comedouro.

Além disso, as tomadas, os fios soltos e qualquer objeto que ofereça risco ao animal, devem estar longe de seu alcance, uma vez que representam um grande perigo.

Cachorro filhote em casa

Faça um enxoval para o pet

Assim como o enxoval de bebê, também existe o enxoval para cachorro. E tem a mesma finalidade, pois se trata de um conjunto de itens básicos que todo filhote precisa.

Para montar a lista é preciso considerar o porte, a idade e se o pet tem alguma necessidade especial.

Além disso, é muito importante saber a raça do animal. Pois em casos de filhotes peludos, é recomendado o uso de uma escova especial para escovação de pelo diária do pet.

Cachorro filhote da raça Dálmata

E, para auxiliar os tutores de primeira viagem, a Cobasi dispõe em todas as lojas físicas colaboradores treinados para tirar todas as dúvidas a respeito dos itens de alimentação, acessórios e farmácia para o animal de estimação.

Durante as compras, o Personal Pet especializado acompanha o tutor e seu pet e indica os produtos necessários.

Além disso, quem visitar uma das lojas e contar com a assessoria exclusiva, ainda ganha 12% de desconto, uma ecobag e o livro do pet.

É importante reforçar que todos os produtos e alimentos sugeridos no enxoval para cachorro garantem a qualidade de vida do animal que está em fase de desenvolvimento.

Alimentação da forma correta

Há muitas dúvidas em relação a alimentação dos filhotes. Como por exemplo se pode dar ração para cachorro de 1 mês.

O que muitas pessoas não sabem é que ele deve ser apresentado à ração de forma gradual no período de desmame.

E, em seu segundo mês, é permitido basear a dieta do cão somente em ração. Mas precisa ser uma ração de qualidade que atenda às necessidades nutricionais do animal.

como cuidar de cachorro filhote: animal se alimentando

Adaptação com os outros pets

A adaptação com os outros animais da casa é muito importante. Mas precisa ser respeitada para que aconteça no tempo em que eles se sentirem confortáveis.

Por isso, respeite o tempo de cada animal e permita que o primeiro contato do filhote com os demais pets seja por meio de uma guia ou até mesmo de um cercadinho ou portão.

Outra dica muito importante é a utilização de reforço positivo. Portanto, elogie e ofereça petiscos a ambos os animais quando você perceber que eles estão se dando bem.

Cão filhote se adaptando com outros cães

Como ensinar um filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

Ao escolher o local onde vai ser banheiro do pet, utilize os tapetes higiênicos porque absorvem mais e não deixam que o xixi vaze.

É importante que local onde ele vai fazer suas necessidades seja diferente do ambiente onde ele dorme.

Além disso, tenha muita calma, invista na associação positiva e mantenha o local sempre higienizado para que o cheiro do xixi no local errado não faça ele voltar.

Cachorro filhote brincando

Socialização com ambientes novos e pessoas

A socialização do cachorro filhote é a parte mais importante no desenvolvimento do animal.

Pois quando não existe uma socialização adequada, o pet pode se tornar um cão que não sabe interagir, é reativo e inseguro quando está com outras pessoas, animais e lugares diferentes.

Mas é necessário ter atenção e respeitar as orientações do médico-veterinário, uma vez que o animal ainda não completou o ciclo de vacinação.

Portanto, se o animal não é vacinado, ele não pode ser colocado no chão de locais públicos. Assim como não pode ter contato com pets que não estão vacinados e saudáveis.

Filhote conhecendo as flores

Gaste as energias do seu bichinho

Assim como mencionado acima, antes do período de vacinação eles não podem frequentar locais públicos como parques e passeios. Por isso é normal que um filhote de cachorro fique agitado, ansioso e com um alto nível de energia.

Então, capriche nas brincadeiras em casa para que ele possa gastar toda a energia acumulada.

Filhote gastando a energia

Como cuidar de cachorro filhote: vacinas

Os primeiros imunizantes recebidos pelos filhotes possuem um papel importante na proteção contra microrganismos que podem causar doenças e até mesmo levar o pet a morte.

Então, a partir dos 45 dias de vida o cachorro pode tomar as vacinas polivalente e antirrábica e assim são criados os anticorpos, de modo que eles possam fortalecer o sistema imune e combater diversas doenças.

Cachorro filhote tomando sua primeira vacina

Consulte um médico-veterinário para receber as orientações de como seguir o calendário de vacinação do filhote

Agora você já sabe como cuidar de cachorro filhote! E se deseja acompanhar na prática essas ótimas dicas para uma boa adaptação com o pet novo na família, assista a série da Filó – Adoção consciente disponível no perfil do Instagram da Pet Anjo.

Comente com Facebook