A importância da vacinação de pets

Muito tem se falado sobre vacinação, principalmente em meio a essa pandemia do Covid-19, e ainda agosto com as campanhas de vacinação de pets, mas por quê a vacina é tão importante?

A primeira vacina surgiu através de experimentos realizados por Edward Jenner. Em 1789 ele observou que as mulheres que ordenhavam leite das vacas não contraíam a forma grave da varíola. Em 1796 ele um menino saudável com pus que extraiu de uma mulher que havia se infectado ordenhando leite de vaca, esse experimento demonstrou que o menino adquiriu a forma branda da varíola e quando inoculado com a forma grave da doença o menino não a desenvolveu. A partir disso Jenner começou a desenvolver outros experimentos e em 1798 o seu trabalho foi reconhecido e publicado.A varíola foi mundialmente erradicada em 1980 através da vacinação.

Cachorrinho e vacina

Por que vacinar?

A vacina é uma forma de prevenir que algumas doenças levem à morte ou deixem sequelas graves, comprometendo a nossa qualidade de vida e saúde e também dos animais. É importante entender que a vacina está diretamente ligada a medicina preventiva, ou seja, ela cria uma imunidade prevenindo que nós humanos e os animais desenvolvamos uma forma mais gravosa ou letal da doença.

No Brasil algumas vacinas de pets são obrigatórias:

  • CÃES

– Polivalente, que protegem contra a cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, coronavirose, parainfluenza canina, parvovirose e leptospirose canina;

– Antirrábica;

  • GATOS

– Múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla), que protege contra rinotraqueíte viral felina, calicivirose felina e panleucopenia felina;

– Antirrábica.

  • COELHOS

– Mixomatose;

– Doença Hemorrágica Viral – DHV.

  • FERRETS

– Cinomose;

– Antirrábica.

A vacina de raiva é obrigatória no Brasil, como já explicamos em nosso post sobre  Raiva em Cães e Gatos, a raiva é uma zoonose que tem 100% de taxa de letalidade e pode ser transmitida dos animais para nós humanos.

A vacinação não só evita que o indivíduo seja acometido pela doença, mas também evita a sua propagação em massa. Sendo assim ela é importante para o controle da disseminação da doença quanto maior for o número de indivíduos vacinados, menor o risco da doença se perpetuar.

Benefícios da vacinação:

A vacina atua de forma preventiva evitando o desenvolvimento de formas mais gravosas das doenças, aumentando a longevidade, proporcionando saúde e bem estar para nós e nossos pets. A vacinação é um passo fundamental para a socialização segura do pet, para que fique seguro ao realizar passeios, conviver com outros animais e humanos, etc.

Mas lembre-se sempre de consultar um médico veterinário, somente ele poderá avaliar se o seu pet está em condições de saúde para ser vacinado e fazer o acompanhamento de possíveis reações que podem ocorrer da vacinação.

Nós da Pet Anjo acreditamos que a vacinação é fundamental para o bem estar nosso e dos pets, é um gesto de cuidado e carinho.

pet sitter encontre um anjo

Comente com Facebook