Em algumas épocas do ano como o réveillon, natal, festas juninas e julinas, e até mesmo os anos de copa do mundo, os tutores de gatos ficam preocupados pois muitos felinos se assustam com os fogos e barulhos altíssimos durante as comemorações, mas afinal, por que gato tem medo de fogos?

Continue a leitura para entender o motivo de tanto medo e confira dicas de como acalmar o felino.

Gato com medo de fogos escondido dentro de uma sacola

Afinal, por que gato tem medo de fogos?

Assim como os cães, os gatos também possuem uma sensibilidade auditiva muito aguçada.

Eles recebem uma alta frequência de sons, podendo alcançar até 65.000 Hz. Isso quer dizer que os felinos podem ouvir timbres inaudíveis a percepção humana. Uma vez que nós só conseguimos ouvir até 20.000 Hz.

Por este motivo, a queima de fogos e excesso de barulho em comemorações torna-se um momento de desespero. Pois os felinos podem entender os barulhos como uma grande ameaça, e isso gera medo e muita agitação.

Gato dentro de uma caixa de papelão com os tutores do lado

Como identificar se seu gato tem medo de fogos

Não é difícil perceber quando um gato está assustado e com medo. Para isso basta identificar a linguagem corporal felina, pois é um repertório de sinais usado para comunicar suas intenções e emoções.

Então, os miados excessivos, andar vagaroso, corpo rebaixado, busca por esconderijos, orelhas voltadas para trás, tudo isso são sinais de medo no animal.

Gato com medo dos fogos

O que fazer quando o gato tem medo de fogos?

Se você não sabe o que fazer para amenizar os impactos que os fogos de artifícios causam nos gatos. Confira a seguir um infográfico com 5 dicas muito importantes.

5 dicas para acalmar um gato com medo de fogos

Dica bônus

Para concluir a lista de como ajudar um gato com medo de fogos, lembre-se que o animal jamais poderá ficar sozinho durante esses eventos.

Por isso, A Pet Anjo conta com Anjos Profissionais Parceiros que vão adorar cuidar do seu pet enquanto você não pode estar com o seu animal de estimação.

O serviço ideal para essa ocasião é a contratação do Pet Sitter para gatos, onde o animal de estimação será bem cuidado em sua própria casa.

Além disso, existem alguns produtos para acalmar o gato, como o Feliway por exemplo. Um calmante para gatos. Ele exala um cheiro igual ao que os gatos deixam quando se esfregam em algo, sejam objetos ou pessoas, promovendo bem-estar e tranquilidade para os felinos.

Entenda por que gato tem medo de fogos

Para mais dicas sobre comportamento felino, visite nosso Instagram e Facebook, lá a gente te explica tudo para garantir uma vida feliz e saudável ao seu pet!

Comente com Facebook