Erva do Gato – Realmente funciona?

Já ouviu falar em maconha para gato, erva do gato ou Catnip? Saiba mais sobre o assunto no Papo Pet que publicamos em nosso canal do Youtube.

O gatos são altamente sensíveis ao óleo essencial que existe nas hastes e folhas da planta do catnip (a erva do gato) Nepeta cataria e outras espécies do grupo Nepeta. Quando os gatos sentem o cheiro da plantinha, eles roçam a cabeça e corpo na ervinha, pulam, rolam, vocalizam e alguns até salivam (bastante!)!

Curiosidades sobre a Erva do Gato

E existem algumas curiosidades super interessantes sobre a erva do gato?

Você sabia que esses comportamentos, essa ação da ervinha, dura só uns 10 minutos? Depois de 10 minutos em contato com o catnip, o gato fica temporariamente imune aos efeitos da erva do gato por cerca de 30 minutos!

A erva do gato não ‘funciona’ com os filhotes até que eles tenham cerca de 6 meses de vida! Só quando os gatinhos atingem essa idade, a maturidade sexual, é que começam a ser sensíveis à ervinha!

A sensibilidade aos óleos essenciais da plantinha é hereditária! Só 70-80% dos gatos são afetados, nem todos têm os genes pra isso!

A plantinha do catnip é da família da menta, é uma prima beeeem distante da planta da maconha, e a substância estimulante, que age nos gatinhos é chamada nepetalactona.

Ao contrário do que ocorre quando o gato sente o cheiro, quando o gato come a plantinha, ele fica relaxado, porque, se ingerida, ela tem um efeito sedativo.

Gatos Sensíveis ao CatNip

Para gatos que respondem ao catnip, ele pode ser utilizado para treinar, ensinar coisas aos gatos! Você pode, por exemplo, espalhar um pouco de catnip nos arranhadores pro gato escolher esse lugar ao invés do seu sofa ou cortinas! E se seu gato ficar relaxado depois de cheirar o catnip, você pode também espalha-lo antes de viagens de carro, ao vet, situações estressantes…

Mas cuidado porque alguns gatos podem reagir com agressividade se têm contato com o catnip. Eles podem ficar tão estimulados que podem extravasar a energia criando brigas com gatos, ou brincando de maneira muito forte com os humanos

Se inscreva em nosso canal no Youtube para não perder nenhum vídeo 😉

Comente com Facebook