Maltês – Tudo sobre a raça

Semana passada a gente fez um post aqui no blog sobre a raça Shih Tzu – veja o post aqui. Vocês adoraram e pediram para falarmos sobre o seu “primo de terceiro grau”, o Maltês. Então o post de hoje é sobre ele! Assim como o Shih Tzu sempre esteve entre os mais queridos do brasileiro.

Junto com os Yorkshires, Pequines e cia foram os “pioneiros” na popularização de raças de porte pequeno aqui nas terras tupiniquins. – Nós fizemos um infográfico bem bacana com as raças preferidas dos paulistas, descubra em que posição o Maltês está clicando no botão aqui embaixo:

Origem da raça

Há quem diga que o Maltês é uma das raças toy mais antigas da Europa. Acredita-se que os Malteses foram descobertos por marinheiros que visitavam a Ilha de Malta (ilha entre Europa e África). Posteriormente foram descobertas evidências de tumbas na Grécia em homenagens à cães muito semelhantes aos Malteses.tudo sobre maltês

A raça chegou na Inglaterra e na Itália por volta de 1300 e logo chamou a atenção da nobreza. Principalmente pelo seu tamanho. Ao longo dos anos foi se tornando uma raça conhecida na Europa e na Ásia. Até que em 1870 a raça chegou aos EUA. Sendo reconhecida como uma raça oficial pelo American Kennel Club em 1888. Desde então sua popularidade vem crescendo cada vez mais. Estudiosos da raça ainda afirmam que os ancestrais da raça viviam em portos caçando ratos e camundongos nos armazéns.

Temperamento do Maltês

Não se deixe enganar pela sua aparência inocente, delicada e fofa dessa bolinha branca de pelos. Apesar do seu tamanho, ele não é daqueles que se sente intimidado por cães 2 ou 3 vezes maiores que ele. Brincalhão e confiante, também é um bom vigia e com certeza vai te avisar de alguma maneira caso perceba algo de errado.maltês late muito

Maltês late muito?

Qualquer cachorro, não importa se é grande ou pequeno, pode desenvolver o hábito de latir demais quando não são estimulados. Então, estimule-o desde filhote para que ele aprenda que latir não o levar a nada. Não espere ele chegar aos 10 meses para começar. Comece no dia que ele chegar na sua casa. Assim você vai evitar uma dor de cabeça no futuro.

Pelo Maltês ser um bom vigia, acaba sendo um dos principais motivos para ele ser um cão mais “vocal”. Ou seja, ele provavelmente vai latir para estranhos e cães que não conheça.

Ao mesmo tempo que ele pode latir mais do que você espera, ele é um cão muito inteligente. Então se você ensiná-lo que em algumas situações latir não vai levar a nada, ele vai aprender.

Se você perdeu esse timing, ainda tem solução! Nós falamos um pouco mais sobre cães que latem muito nesse post aqui


aplicativo pet anjo ios

aplicativo pet anjo android


Características do Maltês

O Maltês é considerado um cão de porte pequeno, bastante alerta, ativo e muito fiel. Um pouco menor que o Shih Tzu, o Maltês não deve passar dos 25cm e 4kg. Quase metade do peso de um Shih Tzu. Por ser um cão de porte pequeno, ele não tem muitos problemas com espaço.Maltes e yorkshire

Com certeza será feliz vivendo em uma casa com quintal grande ou em um apartamento menor. Claro, desde que estimulado frequentemente da maneira correta. Entenda porque um Dog Walker sabe como fazer isso e veja como ele pode te ajudar aqui.

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

O Maltês é um cão pequeno com um corpo alongado. Coberto por uma pelagem branca muito longa. Muito elegante com um distinto e orgulhoso porte da cabeça.

De comportamento vivo, afetuoso, muito dócil e muito inteligente.

caracteristicas maltes

Saúde do Maltês

O tempo médio de vida de um Maltês é em média 13 anos. Durante esses anos, pode ser que seu pequeno tenha alguns problemas de saúde.

Todo e qualquer cachorro pode desenvolver uma doença ou problema relacionados a sua saúde. Assim como nós, humanos. Por isso, você deve escolher MUITO bem o criador antes de tomar qualquer decisão. Um criador sério e de confiança vai ser honesto e te dizer quais doenças são mais comuns à raça e mostrará sua linhagem. Os problemas de saúde que mais atingem os Malteses são surdez, Síndrome do Cão tremedor, e problemas em sua arcada dentária.

Para evitar qualquer um desses problemas, é importante manter uma rotina saudável. Repleta de exercícios que o estimulem física e mentalmente. Assim ele vai ser mais feliz, ter um comportamento mais educado e você vai ter muito menos dor de cabeça 😉

Curiosidades Sobre o Maltês

Cores do Maltês

O Maltês deve ter necessariamente a pelagem branca. Sendo permitido manchas pálidas em tons de laranja.Maltes é bravo?

Uma das raças mais antigas

Como mostramos no começo desse post, o Maltês é uma das raças de pequeno porte mais antigas do mundo. Tendo seu registro no AKC em 1888.

Raças parecidas com Maltês

Lhasa Apso

diferenca entre shih tzu e lhasa apso

Bichon FriséBichon Frisé e maltês

Shih Tzu

Yorkshire TerrierTudo sobre a raça Yorkshire

Bichon Havanes

Comente com Facebook