Tosa higiênica em cachorro: confira porque seu cão não pode ficar sem
Existem muitos cuidados com a saúde e bem-estar de um cão, e um deles é a higienização, bem como, a tosa higiênica. Isso porque, a tosa higiênica vai além da estética, e oferece muitos benefícios à saúde do animal.
Por isso, vamos explicar neste post tudo sobre a tosa de higiene para que você possa garantir os cuidados necessários que o seu pet precisa.
O que é a tosa higiênica?
Trata-se de uma técnica muito conhecida e realizada por profissionais capacitados para manuseio das ferramentas, de modo que algumas regiões específicas do copo do animal possam ser tosadas.
O objetivo dessa técnica é garantir a saúde, bem-estar e a higiene do animal. E, as áreas que necessitam da tosa de higiene são: barriga, perianal e anal, e almofadas plantares (parte inferior das patas traseiras).
Tosa higiênica em cachorro: qual a importância
O principal objetivo da tosa higiênica em cachorros e o mais importante, é garantir que o cão permaneça limpo e livre de mau cheiro, além de prevenir:
– Proliferação de bactérias;
– Fungos na pelagem;
– Acúmulo de sujeiras;
– Presença de pulgas e carrapatos;
– Desconforto e excesso de pelo.
Além disso, para algumas raças a tosa de higiene é indispensável. Como por exemplo, a tosa higiênica em Yorkshire é essencial.
Outro fator muito importante está ligado a segurança do pet, isso porque, o acúmulo de pelos nas partes inferiores das patas podem causar um acidente, pois o pet corre o risco de escorregar na própria pelagem.
Além da tosa higiênica necessária, os profissionais também cuidam dos pelos de maneira estética, um bom exemplo é a famosa tosa higiênica em Poodle. Abaixo a gente conta mais as diferenças de tosa.
Qual a diferença de tosa para tosa higiênica?
Como dissemos, além da tosa higiênica, existem outros modelos de tosa. No entanto, a diferença está no estilo de como a técnica é feita, bem como a sua finalidade.
Tipos de tosa para cachorro
Confira a seguir os modelos de tosa:
Tosa na máquina: esse modelo de tosa é realizado por profissionais e existe uma máquina específica para a pele dos animais. E, assim como a tosa na tesoura, sua finalidade é diminuir a pelagem.
Tosa de raça: Existem estilos específicos para determinadas raças, como por exemplo a tosa padrão shih tzu.
Tosa verão: Se trata de uma tosa total e é indicada para que o animal não sinta muito calor.
Além disso, se o pet estiver com muitos nós na pelagem, o esteticista pode indicar esse modelo de tosa. Assim como também para os mais velhos que precisam de cuidados com feridas e verrugas.
Tosa bebê: essa tosa tem como finalidade deixar os pelos curtos e arredondados com a aparecia muito semelhante aos filhotes. Para exemplificar, é muito comum ver a tosa bebê Yorkshire. Além disso, ela pode ser realizada em qualquer idade, e é indicada para raças de pelo longo.
Tosa na tesoura: geralmente é indicada para os animais que ficam agitados com as máquinas, além disso, quando feita por um profissional, tem um ótimo acabamento.
Tosa higiênica: o objetivo é tosar áreas específicas do corpo, e com isso manter a higienização do animal.
Apesar dos diversos modelos de tosa, o profissional deve sempre alinhar com o tutor o modelo mais favorável para a saúde do pet ao mesmo tempo que respeita as preferências do tutor.
Como é feita a tosa higiênica
O procedimento é feito nas áreas necessárias e com a maquininha especializada para animais. Além disso, não é indicado realizar em casa, pois pode causar acidentes.
Quanto tempo dura a tosa higiênica?
Para manter o animal sempre limpo, a tosa higiênica deve ser realizada a cada quinze dias.
Raças que precisam do procedimento com frequência
Confira abaixo algumas raças que necessitam da tosa higiênica com regularidade:
– Chow Chow;
– Akita;
– Borzoi;
– Collie;
– Kuvasz;
– Golden Retrivier;
– Husky Siberiano;
– Lulu da pomerânia;
– Poodle;
– Maltês;
– Shih-tzu;
– Ihasa apso.
Agora que você já sabe a super importância da tosa higiênica em cachorro, que tal agendar com um profissional e manter a saúde e bem-estar do seu pet?