A relação entre cães e gatos: uma relação de amizade?

Muitos estudos já foram feitos sobre o mundo dos cães, seu comportamento e como eles se relacionam. Embora em menor número, também podemos encontrar pesquisas sobre a vida dos gatos e sua personalidade tão particular. E sobre a relação entre cães e gatos? Apesar de aproximadamente 15% dos proprietários de pet norte americanos (AVMA) possuírem em seus lares ambas as espécies, poucos estudos foram feitos para entender esta relação.

Existe um boato errôneo, porém muito difundido em nossa sociedade, de que a relação entre eles é, em geral, problemática; quando se fala sobre isso, as pessoas logo pensam em arranhões, mordidas e patadas. Contudo, este boato não procede. Um estudo feito com estes animais demonstrou que a relação entre estas duas espécies tende a ser muito amistosa!

Em 2008, dois pesquisadores da Tel Aviv University (Israel), Feuerstein e Terkel, publicaram na revista científica Applied Animal Behaviour Science os resultados de seu estudo que teve como objetivo identificar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento desta relação. Os resultados de sua pesquisa indicam que ambas as espécies apresentaram habilidades semelhantes de desenvolver uma relação amistosa entre si e que são capazes de reconhecer e entender a linguagem corporal de seu companheiro da outra espécie. Além disso, os resultados sugerem que quanto menor a idade dos animais no momento em que são apresentados uns aos outros, melhor será a interação entre eles ao longo da vida.

Um indício evidente de que os cães e gatos estudados desenvolveram uma boa relação, foi que 75% deles fizeram contato de focinho com focinho, um sinal claro de amizade. Não podemos mais dizer, então, que duas pessoas se odeiam “como cão e gato”, não é mesmo?

** Para ler o resumo do trabalho publicado siga o link: http://www.appliedanimalbehaviour.com/article/S0168-1591(07)00359-0/abstract **

Artigo escrito pela equipe Dra. Carolina Rocha – Especialista em Comportamento Animal.

www.carolinarocha.com.br


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment