Seu coelho também precisa de uma educação regrada.

fotoblogcoelho
Nossos coelhos de estimação vivem em um grupo social que inclui o coelho e os seus proprietários. A fim de manter a paz entre eles e nós, nós devemos estabelecer umas regrinhas e segui-las sempre para tornar o ambiente feliz e saudável para a convivência de todos. Medidas simples podem te ajudar a cuidar e educar melhor seu coelhinho. Estabelecer regras, além de educá-lo,  ajudará no laço afetivo de vocês.
 

Seu coelho deve saber que você cuida dos recursos da casa e que existem algumas regrinhas na casa (lembre-se que isso NÃO tem nada a ver com você ser dominante, e você nunca deve usar força física, agressão física ou mental). Para fazer isso, você deve criar uma rotina em relação aos recursos importantes para o coelho, como comida, brinquedos e, até mesmo, sua atenção – coelhos são animais sociais e logo descobrem o melhor jeito de chamar sua atenção. Cabe a você conseguir lidar com esses pedidos de  atenção, e logo ele começará a perceber que existem regras, modos mais educados e calmos de conseguir atenção e recursos, que ele precisa merecer a sua atenção com gestos calmos, pedidos tranquilos.

 

Uma rotina de merecer o que o coelho quer pode ser a melhor de todas, esse método tem apenas uma regra muito importante: fazer o coelho aprender que ele tem que primeiro merecer, depois receber (seja um petisco, uma brincadeira ou atenção e carinho). As regras são simples e se seguidas, serão eficientes.

 

 

shutterstock_66717712

Como coloco tudo isso em prática?

Coelhos são fáceis de serem treinados, afinal são criaturas muito inteligentes. Um excelente método é o treinamento do clicker – o mesmo usado para treinamento de cães. Uma vez que seu coelho entendeu as regras, continue usando-as no dia a dia do pet para reforçar cada vez mais e sempre o recompense com algo que ele queira, pode ser petisco, ficar no sofá com você, um tempo de brincadeira… Estes truques ensinarão o seu coelho a, além de entender que ele deve merecer as coisas, te pedir uma espécie de “por favor”para ganhar seus prêmios.

Tente introduzir essas 5 regras iniciais na convivência com o pet:

 

1) Os brinquedos, a comida, o sofá e até seu tempo e atenção pertencem a você, garanta que ele entenda que precisará ficar calmo, ou fazer algum comportamento específico como olhar para você, sentar, ficar quietinho esperando, para consegui-los.

2) Tente fazer seu coelho pedir “por favor” de alguma forma (como os comportamentos citados no iten 1) para pedir alguma coisa (como atenção, comida ou brinquedos).

3) Você que começa as interações.

4) E é você também que as termina.

5) Ignore de forma sutil, porém constante, todas as tentativas do seu coelho de começar interações de modo exagerado, agressivo, nervoso.

 

SAMSUNG DIGITAL CAMERA
A regra sobre a atenção é a mais difícil de todas. A maioria das pessoas se esquece na hora de exercê-la, e, muitas vezes, é o recurso que o seu coelhinho mais precisa para aprender: o auto-controle. Sua atenção, como acontece com todos os outros recursos importantes, como alimentos e brinquedos, pertence a você, portanto você que deve decidir quando dar e quando tirar. Não há restrições quanto ao número de vezes que você deve interagir com seu coelho durante o dia – na verdade, quanto mais vezes, melhor. Mas você deve começar e terminar cada interação de forma clara e calma.

 

Se o seu coelho veio até você para pedir atenção, ignore-o, mesmo que ele cutuque seus pés e mesmo que ele pareça irresistível. É bom que tal comportamento seja ignorado, para que o coelho saiba a hora que você pode ou não brincar, e o modo que pode ou não pedir para brincar. É importante também para ele aprender a hora de relaxar e a hora de você ficar sozinho. Quando você ignorar esses pedidos de atenção, a reação do seu pet será, na maioria das vezes, tentar mais e mais, afinal, um dia ele já conseguiu o que queria de você quando ele queria só por fazer a mesma coisa: chamar sua atenção. Então ensine ao seu coelho pedir “por favor” por sua atenção.

 

Ser ignorado frustra o seu coelhinho, por isso ele se esforça tanto em conseguir sua atenção. Isto pode ser muito difícil de ignorar (afinal, quem não acha um coelhinho fofo, né?), mas mesmo assim, você deve tentar para conseguir passar a mensagem de que ele não consegue as coisas batendo ou “forçando a barra”, mas ficando calmo e tranquilo. Uma vez que o seu coelho desiste e te deixa sozinho, chame-o de volta, peça para ele fazer um truque que você ensinou (citados acima) e dê-lhe atenção, carinho ou uma recompensa. Lembre-se que não é para tratar seu pet mal, é só para mostrar que você não tem 24h para dar atenção, que a hora de brincar é você quem decide, ou ele pode pedir de modo calmo, sem magoá-lo ou machucá-lo.

Captura de Tela 2014-12-05 às 16.32.21

 

Coelho educado = dono feliz

Esse programa de treinamento ajuda tanto na interação com seu coelho, quanto no seu comportamento – além de educá-lo, tais métodos reduzem ansiedade e agressividade.

Recompense quando o seu coelho fizer algo que você gostou e ignore-o quando se comportar mal ou fizer algo que não siga as regras acima. Isso torna comportamentos positivos mais frequentes e consequentemente diminui os indesejados. Se necessário, peça ao seu veterinário para encaminhá-lo para um profissional da área do comportamento. Os coelhos podem viver em paz conosco se soubermos educá-los como queremos, se eles tiverem um ambiente adequado e se formos gentis e coerentes nas nossas interações.


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment