Tudo sobre o Gato Persa

Tudo sobre o gato persa

Origem do Gato Persa

Origem gato persa

O Gato Persa tem esse nome devido a região de sua origem. Eles se tornaram animais de estimação populares primeiramente na Grã Bretanha, para então chegarem a outras regiões. A raça sempre teve como padrão uma cabeça arredondada, rosto curto e um nariz “arrebitado”.

Porém, como acontece com algumas raças essas características, em alguns casos, passaram a ser exageradamente destacadas. Por conta disso, hoje existem gatos persas que seguem uma linha mais “tradicional”, sem nenhum exagero em suas características e persas com essas características um pouco mais destacadas.

Temperamento do Gato Persa

temperamento gato persa

Os Gatos Persas, em geral, são gatos muito educados e quietos. Mas também gostam de brincar e passar tempo ao lado de seus tutores. Diferente dos gatos mais “esportistas”, eles preferem relaxar e descansar no sofá a escalar brinquedos. Os persas também se dão bem com crianças. Porém, é importante lembrá-las que eles não são animais de estimação como os cães e que em muitos momentos eles não vão estar muitos dispostos a brincar, e as crianças devem aceitar isso.

Esses peludos não se importam em passar algum tempo sozinho. Mas lembre-se de que nenhum pet deve ser deixado em casa sozinho por longos períodos com frequência. Manter esse hábito certamente poderá vir a causar outros problemas, como Ansiedade de Separação, por exemplo. Ou seja, se você pretende fazer uma viagem ou passar um tempo fora de casa, procure um Pet Sitter para garantir que seu pequeno fique bem enquanto você estiver ausente.

 

Saúde do Gato Persa

saúde gato persa

Assim como humanos, todo gato pode vir a desenvolver uma doença, seja ela genética ou não. Qualquer criador que disser que sua raça não tem problemas genéticos que sejam comuns à raça, está mentindo ou não tem conhecimento pleno sobre a raça. Os Gatos Persas, por exemplo, tem alguns problemas de saúde hereditários que devem ser acompanhados desde filhote. Alguns desses problemas são: Doença Renal Policistica, atrofia progressiva da retina, cardiomiopatia hipertrófica. Alguns problemas respiratórios também são comuns nos gatos persas. Mantê-los em um ambiente com ar condicionado em uma temperatura fresca, longe do calor excessivo, ajudará a mantê-lo protegido e saudável.

Outros Fatos Sobre o Gato Persa

caracteristicas Gato Persa

Características Gato Persa

Outro fato que nem todos lembram quando o assunto é Gato Persa é sobre os cuidados com sua pelagem. Para manter o pelo do seu gato persa bonito e saudável, é necessário penteá-lo diariamente e dar banho semanalmente – Vale lembrar que gatos se estressam facilmente quando estão fora do ambiente em que estão acostumados. Por isso, o banho em domicílio é sempre uma boa opção. – Várias cores são aceitas em sua pelagem que pode ser mais ou menos volumosa, dependendo da cor.

Os Gatos Persas são conhecidos como Doll Face (Rosto de boneca) por terem um rosto arredondado, com nariz empinado e bochechas gordinhas.

 

Comente com Facebook
2 Comments
  • Wagner

    Responder

    Excelente blog, parabéns!

    • Pet Anjo

      Ficamos felizes que você gostou Wagner!

Leave a Comment