Tudo sobre o Maine Coon

Conhecido como “Gato Gigante” o Maine Coon foge dos padrões de gatinhos que estamos acostumados a ver por aí. Isso porque ele é maior que a maioria dos outros felinos domésticos. Tendo uma estrutura muito bem desenvolvida muscularmente e composta por uma ossatura maior que outras raças. Conheça um pouco mais sobre a raça no post de hoje.

Origem do Maine Coon

Existem muitos mitos sobre a origem do Maine Coon. Desde os que acreditam que eles são resultado de um cruzamento entre gatos e guaxinins – o que é biologicamente impossível – até a teoria de que eles descendem de gatos franceses enviados por Maria Antonieta (Rainha Francesa) para Maine (Estado Norte Americano).

origem do maine coon

Porém a teoria mais coerente é de que eles surgiram do cruzamento entre gatos americanos de pelo curto e gatos estrangeiros de pelo longo levados aos Estados Unidos por marinheiros. Alguns acreditam que esses gatos foram trazidos para a America pelos Vikings milhares e milhares de anos atrás. Desde sua origem, os Maine Coons eram muito valorizados por serem excelentes caçadores de ratos 🐭

A primeira vez que foi-se ouvido o termo “Maine Coon” para se referir à um gato, foi em 1861. E por volta de 1985 já não era comum encontrar Maine Coons em exposições de gatos.

Temperamento do Maine Coon.

Os Maine Coons, em geral, são bastante dóceis e amigáveis. São gatos que amam sua família e que demonstram isso de diversas formas – Veja aqui 7 maneiras que seu gatinho diz “Eu Te Amo” – o que não significa que demandam muita atenção. Não se surpreenda caso perceba que ele está te seguindo pela casa. Isso mostra que ele tem interesse em saber o que você está fazendo e que gosta e se sente protegido perto de você!

temperamento maine coon

Esses peludos são extremamente sociáveis e se dão bem com todos. Desde crianças, outros gatos, até cães. São gatos que gostam de brincar e, diferente da maioria dos outros gatos, são super aptos a aprender a passear na guia. Então, se você viaja com frequência, o Maine Coon pode ser uma ótima opção!

Características do Maine Coon

Possuem uma pelagem que chama a atenção de quem o vê e não exige muito trabalho, uma escovação semanal é suficiente para mantê-lo bonito e evitar bolas de pelos – Veja aqui como resolver o problema de bolas de pelos.

Sua pelagem pode variar em diversas cores. Desde inteiramente preta ou branca, até uma combinação entre essas e outras cores.tabela caracteristicas maine coon

Saúde do Maine Coon

Assim como humanos, qualquer gato pode vir a desenvolver uma doença, seja ela genética ou não. O criador que disser que sua raça não tem problemas genéticos que sejam comuns à raça, está mentindo ou não tem conhecimento pleno sobre a raça. Com os Maine Coons não é diferente. Entre os problemas de saúde mais comuns da raça estão cardiomiopatia hipertrofica (hipertrofia do miocárdio), displasia da anca (á formação hereditária da da articulação coxofemural) e atrofia muscular espinhal.filhotes maine coon

Para evitar que seu Maine Coon sofra com essas e quaisquer outras doenças, é importante que você proporcione uma boa qualidade de vida para ele. Repleta de atividades diárias que o estimule não só física, mas também mentalmente. Isso, aliado a uma alimentação balanceada, com certeza evitará que seu gatinho tenha qualquer problema de saúde.


Encontre um Pet Sitter para cuidar do seu Maine Coon aqui


Captura de Tela 2017-01-12 às 15.34.28

Curiosidades Sobre o Maine Coon

Por ser um gato um tanto quanto peculiar, existem alguns mitos e curiosidades sobre a raça, veja aqui:

Peso do Maine Coon

Os Maine Coons pesam entre 4kg e 10kg enquanto o peso médio da maioria dos gatos adultos são 3,7kg.

Maior Gato do Mundo

O recorde de gato mais comprido do mundo é de Stewie, um Maine Coon com 1,23 de comprimento!

O Gato Mais Cachorro

Por ter características comportamentais que se assemelham com a dos cães, o Maine Coon ficou conhecido por ser o cão do mundo dos gatos.

Comente com Facebook