Cachorro Agitado – Porque seu cachorro não para quieto

Porque seu cachorro é tão agitado

Meu cachorro é muito agitado

Seu cachorro parece não precisar descansar ou relaxar por um segundo e mesmo assim tem energia disponível para brincar, pular e correr o dia inteiro?

Fique tranquilo, você não é o único nessa situação. Existem cada vez mais tutores de cães com temperamentos parecidos com o do seu cãozinho elétrico. E nós vamos explicar o porquê é cada vez mais comum existirem cachorros agitados demais.

Antes de qualquer coisa, se você ainda não tem um peludo, e está pesquisando e pensando na possibilidade de ter um, é importante que você se faça essas 11 Perguntas para saber se você está pronto para ter um cão em casa.

Se você já divide seus momentos com um peludo, lembre-se que por mais que nós os consideremos filhos, eles são cães, então não podemos esperar que eles entendam TUDO que queremos que eles façam. E muitas vezes nós temos que ter tanta paciência para educá-los quanto teríamos educando um filho.

Bernese Agitado

Educar um cão pode não ser uma tarefa fácil

Quem é ou já foi pai ou mãe de pet de primeira viagem, sabe o quão difícil é criá-lo para que ele seja um cão comportado e educado, principalmente em locais públicos, um ambiente diferente do que ele está acostumado e acaba tendo um comportamento pior do que de costume. Se isso acontece com você, nós fizemos um post para aprender a como ter um cachorro comportado em locais públicos.

Educar um cãozinho não é uma tarefa fácil, sobretudo no começo, quando ele ainda é um filhotinho fofo que tem energia de sobra! Mas sempre nos iludimos achando que toda essa energia e agitação vai passar quando ele ficar adulto. Então ele fica adulto e a única coisa que muda é seu poder de destruição que parece aumentar a cada ataque de destruição.

Então, nós tutores, tomamos a iniciativa para tentar ajudar a melhorar o comportamento do seu companheiro. Brincamos mais com eles, os levamos para passear com mais frequência, tudo isso com esperança de que ele ficará mais calmo e tranquilo.

Porém, a verdade é que mais parece que ele está te levando para passear e não você levando ele. Sem contar as diversas outras tentativas que apostamos todas nossas fichas que teremos sucesso e acabam por falhar cada vez mais. Nos deixando cada vez mais desmotivados e desanimados a trabalhar na melhoria do comportamento do seu bagunceiro.

Mas por que meu cachorro é tão inquieto?

1) Predisposição

Para entendermos melhor, vamos voltar alguns anos atrás, quando os cães exerciam suas atividades de ofício. Quando os fofos e inteligentíssimos Border Collies que hoje temos em casa eram cães de pastoreio, os Labradores eram cães que ajudavam os pescadores canadenses e os Dachshunds (salsichas) eram usados para entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos para ajudar seus tutores nas caçadas.

Cada raça foi desenvolvida, através da seleção e cruzamento de cães com temperamentos e características físicas desejadas para ajudar seus donos em uma atividade específica, que em sua maioria, envolvia bastante esforço físico.

Labrador em sua atividade de ofício: Pesca

Labrador em sua atividade de ofício: Pesca

Hoje em dia não é muito comum vermos uma salsichinha entrando em tocas para caçar texugos ou lebres. A não ser que ele veja sua cama como uma toca e seu chinelo um texugo. Mesmo a maioria dos cães não exercendo suas “profissões” originais hoje em dia, as principais características (instintos de caça, pastoreio, etc) selecionadas no seu desenvolvimento se mantêm até hoje.

Por isso algumas raças são mais agitadas por natureza. Algumas dessas raças se adaptam melhor a uma nova rotina do que outras. Mas nem sempre essa adaptação é tão rápida quanto nós desejamos.

Dachshund caçando.

Dachshund caçando.

Se você estiver procurando por um companheiro que fique bem e feliz vivendo em um ambiente fechado, veja esse post, onde nós selecionamos algumas das raças mais indicadas para quem mora em apartamento.

Independente de qual seja a raça (ou mix de raças) do seu peludo, se você não estimulá-lo fisicamente regularmente, é provável que ele acabe encontrando outras formas de gastar energia, roendo moveis, destruindo almofadas, chinelos e praticamente tudo que aparecer na sua frente.

2) Tédio

Cachorro entediado

Seguindo a mesma linha de raciocínio, também entenderemos o porquê os cachorros agitados costumam destruir tudo que veem frente.

Nem todas as raças tinham como “profissão” uma atividade que exigia esforço da sua parte física, porém todas elas, sem exceção, passavam cerca de 80% do dia ativos. Na maior parte do tempo, procurando por comida. Hoje eles não precisam mais procurar por alimento, eles já sabem onde e quando encontrá-lo.

Sem ter um objetivo, uma atividade determinada para fazer, eles acabam ficando entediados e procuram uma outra forma de gastar toda energia que ele tem armazenada. Quando ele está dentro de casa e resolve gastar toda essa energia, é aí que ele destrói tudo!

Para entender melhor, veja aqui Porque seu cachorro destrói tudo.

3) Ansiedade

Por mais que a gente ame nossos peludos e queremos passar o dia todo ao lado deles, temos nossos compromissos e algumas vezes não podemos fazer companhia para eles. Eles, com certeza, também sentem muita falta de uma companhia. Quando um peludo não foi acostumado a lidar com essa falta de companhia quando filhote, ele acaba sofrendo de ansiedade de separação.

Um dos sinais de que seu cachorrinho está sofrendo de ansiedade de separação é a relação que ele tem com a porta. Isso mesmo, quando ele ouve um barulho de porta abrindo, campainha, ele fica muito agitado, late, ou tenta fugir? Isso é muito comum em cães ansiosos. Veja neste post 8 Passos para resolver o problema Cachorro e Porta

Se você acha esse pode ser um dos motivos pelo qual seu cãozinho fica muito agitado, leia esse post que escrevemos sobre Como previnir ansiedade de separação.

É aí que nós podemos te ajudar.

Vários de nossos clientes estão na mesma situação que você: tem um cachorro tão elétrico e agitado que não consegue levá-lo para passear ou que destrói tudo dentro de casa.

Uma ótima alternativa que com certeza ajudará seu pet a se sentir melhor e ser mais calmo é o nosso serviço de Dog Walker (passeador de cães).

Como um Dog Walker pode ajudar cachorro agitado

Como um Dog Walker pode te ajudar

Além de gastar energia do seu peludo, nossos passeios irão melhorar a qualidade de vida dele e a sua também.

Nossos Dog Walkers ensinarão seu pet a passear da maneira correta através de técnicas de reforço positivo e farão com que ele aproveite o passeio ao máximo, sempre melhorando a qualidade de vida do seu peludo.

Clique aqui e encontre o Dog Walker mais próximo a você.


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
1 Comments

Leave a Comment