Ao decidir ter um coelho de estimação em casa, saiba que o animal é muito carismático, inteligente, sociável, e precisa de muito cuidado, assim como o carinho não pode faltar.

Além disso, os coelhos são ótimos companheiros se tiverem a oportunidade de interagir com seres humanos e outros animais de estimação.

Continue a leitura e confira a seguir um guia completo com tudo sobre coelhos de estimação.

Coelho branco no gramado

Dia do Coelho:

O dia Internacional do Coelho é comemorado todos os anos, sempre no último sábado de setembro. A data tem a finalidade de promover e sensibilizar as pessoas para a conservação do coelho selvagem e doméstico.

Leia a seguir tudo sobre coelhos de estimação.

Coelho é roedor?

Diferentemente do que muitos pensam, eles não são roedores, e sim, da família Leporidae. Ou seja, os coelhos são animais pertencentes à Lagomorpha e família lagomorphidae, a mesma das lebres. Portanto, são considerados animais mamíferos herbívoro.

Além disso, suas características marcantes são as orelhas e os membros traseiros compridos. E eles são capazes de correr por curtos períodos de tempo.

Quando entram em sinal de alerta, ou seja, quando há predadores, como águias, corujas, onças e raposas, eles usam a estratégia de se esconder em tocas.

Coelho de estimação

É bom ter um coelho de estimação?

Sim, o coelho de estimação é ideal para quem busca companheirismo de um animal fofo e inteligente.

Além disso, o coelho é considerado um pet silencioso e ocupa pouco espaço, e suas diversas raças atendem todos os gostos.

Quais são as principais raças de coelho

Apesar do coelho de estimação ser considerado um animal por muitas vezes pequeno, algumas raças podem crescer, tornando-se maior que alguns gatos e até cachorros.

Confira a seguir as raças de coelhos populares.

Coelho Rex

Conhecido por muitos como “coelhinho da Páscoa”, essa raça surgiu na França e hoje é um dos coelhos de estimação mais populares. Dotado de muita inteligência e personalidade, o coelho Rex conquista qualquer família.

Características do coelho Rex:

– Tamanho: médio/grande;

– Peso: de 3 kg a 4,5 kg;

– Expectativa de vida: de 6 a 8 anos;

– Comportamento: amável e inteligente.

Coelho Mini Lop

A raça dos coelhos Mini Lop surgiu nos anos 70, na Alemanha. Trata-se de um minicoelho de pelagem densa, com orelhas longas e caídas, também é uma espécie muito conhecida.

Seu tamanho reduzido é oriundo de algumas condições genéticas específicas, por isso o acompanhamento veterinário semestral é muito importante para que escolhe um Mini Lop como coelho de estimação.

Características do Mini Lop:

– Tamanho: mini;

– Peso: raramente excedendo 1,6 kg;

– Expectativa de vida: de 8 a 10 anos;

– Comportamento: amável e inteligente.

Coelho Mini Holandês

A raça surgiu na Holanda e também é um dos coelhos mais populares no Brasil.

Conhecido por ser introvertido e tímido, o coelho Mini Holandês tende a sentir-se mais à vontade quando percebe que não está em perigo, por consequência, torna-se mais aberto a momentos de interação com a família.

Características do Mini Holandês:

– Tamanho: mini;

– Peso: até 1,2 kg;

– Expectativa de vida: de 6 a 8 anos;

– Comportamento: tímido e dócil.


Além disso, existem outras raças de coelho populares, assim como, raças pouco conhecidas, sendo elas:

– Mini Lion

– Coelho Hotot

– Coelho Angorá

– Coelho gigante de Flandres

– Teddy Dwerg

– Coelho do mato

– Coelho Nova Zelândia

– Anão Holandês

– Coelho Polonês

– Coelho Califórnia

O que é necessário para ter um coelho de estimação?

Os tutores que querem ter um coelho de estimação, precisam ter noção dos cuidados que o animal necessita, bem como, a preparação de um ambiente específico para o pet. Por isso, separamos algumas dicas sobre cuidados essenciais.

Como cuidar de um coelho de estimação

Para criar um coelho saudável e sem comportamentos inesperados, é preciso pensar sempre na sua saúde e bem-estar.

Isso envolve garantir um espaço de qualidade, água, alimentação adequada, banheiro, brinquedos, visitas ao médico-veterinário e muito companheirismo ao animal. Confira um artigo completo sobre Cuidados com coelho que todo tutor precisa saber.

Coelho de estimação na pelagem preta

O que coelho come?

Como é um animal herbívoro, o coelho come, por exemplo, gramíneas, raízes e cascas de árvores.

No entanto, para coelhos de estimação existem rações especificas que podem ser oferecidas junto com folhas e vegetais na hora que o coelho for comer.

Além disso, os tutores devem sempre ter em mente que a alimentação é de suma importância na saúde e bem-estar do pet, uma vez que ela ajuda a desgastar seus dentes enquanto o coelho recebe os nutrientes necessários.

Coelho pode tomar banho?

Quando se trata da higiene do coelho de estimação, muitas pessoas se perguntam se coelho pode tomar banho.

Na realidade os coelhos costumam se higienizar da mesma maneira que os gatos, mas, isso não quer dizer que o animal não precise de banho ou tosa higiênica.

Mas atenção: isso só deve ser feito por um profissional, pois os coelhos podem ficar extremamente estressados e o contato com a água pode até levá-los a óbito.

Coelho de estimação

Vacinas para coelhos

Assim como outros animais de estimação, existem vacinas indicadas para coelhos de estimação.

Mas, no Brasil praticamente não há registros dessas doenças, e, por isso, a vacina para coelho não é obrigatória por aqui. E, pela inexistência dessas enfermidades no pais, as vacinas não são fabricadas no Brasil.

Então, se torna necessário uma visita ao médico-veterinário para receber o aval do profissional.

Mas, de modo geral são duas vacinas principais para proteger os coelhos com a finalidade de imunizar o animal contra as seguintes doenças:

Mixomatose em coelhos:

Doença letal que causa tumores nos tecidos conjuntivos, transmitida por meio da picada de mosquitos, pulgas ou por contato com um animal infectado.

Hemorrágica Viral em coelho de estimação: 

É uma doença hemorrágica viral que se espalha muito rápido, com um período de um a três dias de incubação, além disso é letal.

Dito isso, é recomendável levar o coelho ao médico-veterinário a cada seis meses para um check-up, assim como, verificar a vermifugação e à castração, isso porque que ajuda a prevenir doenças que vão desde tumores até à gravidez psicológica nas fêmeas.

Coelho de estimação branco, próximo a outros coelhos

Agora que você já sabe tudo sobre coelho estimação, acesse o site e aplicativo da Pet Anjo e contrate serviços de cuidados para seu coelho, conte com profissionais especialistas em cuidados que assim como você, amam os coelhos.

Comente com Facebook