Como acalmar um cachorro muito agitado

Como acalmar cachorro muito agitado

Como Acalmar Cachorro Muito Agitado

Você já viu um cachorro que mesmo em um momento de muita excitação se manteve calmo e paciente? É provável que tenha visto muito mais cachorros muito agitados, que não conseguem controlar seus impulsos, que parecem não conseguir controlar a excitação.

As vezes essa falta de controle em situações de agitação pode se tornar um problema comportamental bem difícil de reverter. Perseguir carros e motos, pular para cumprimentar pessoas, latir para todos os cachorros da rua.

E será que um cachorro muito agitado pode aprender a controlar essa agitação? SIM! E nós vamos te explicar como fazer isso. Antes de tudo é importante lembrar que o que você faz logo depois do comportamento vai fazer fazer com que esse comportamento se repita ou não no futuro.

Todos os tipos de consequências influenciam o desenvolvimento do controle de impulsos, pra bem ou pra mal. Felizmente a maioria dos cachorros podem aprender a ser mais calmos e controlados através da interação com humanos, outros cachorros e através de brincadeiras.

Interações e brincadeiras com seus tutores é o melhor método para ajudar cachorros agitados!

Interações e brincadeiras com seus tutores é o melhor método para ajudar cachorros agitados!

Relaxar é importante!

A maioria dos cachorros muito agitados não entendem que relaxar é uma opção. Ensinar para eles, principalmente quando filhotes, que sentar e permanecer calmo é um comportamento pelo qual ele vai ser recompensado com algo muito bom, é o primeiro passo da nossa jornada.

Vamos listar duas atividades que você pode incorporar na sua rotina para ensinar ao seu cachorro que se acalmar é sempre uma ótima opção:

1 – Recompensa surpresa

Quando você encontrar seu cachorro relaxado (deitado, sentado calmamente, etc), se aproxime com muita calma. Se aproxime com passos leves, e com a voz baixa, elogie-o, faça carinho e deixe um petisco que ele goste muito na frente dele.

Durante as primeiras vezes que você fizer isso, provavelmente seu cachorro vai levantar e te seguir para ver se ganha mais algum petisco. Se isso acontecer, simplesmente volte a fazer o que você estava fazendo antes de dar a recompensa. Depois de algumas vezes, seu cachorro vai aprender que a recompensa (petisco) é por permanecer quieto e vai continuar assim. 

Pare e espere que seu cachorro deite do seu lado. Logo após, recompense-o

Pare e espere que seu cachorro deite do seu lado. Logo após, recompense-o

2 – Recompense na hora certa

O próximo passo é recompensar seu cachorro quando ele relaxar do seu lado. Comece levando seu cachorro para passear deixando a guia curta, para que ele não seja estimulado por estímulos externos. Vá para um lugar muito calmo, sem outros animais e pessoas, e que o seu cachorro goste bastante (pode ser uma praça ou um parque).

Fique de pé ou sente-se e espere até que o seu cachorro deite no chão – sem estimulá-lo antes e, principalmente, sem forçar seu corpo para baixo. Você pode ter que esperar um bom tempo até que seu cachorro realmente relaxe e deite.

Assim que seu cachorro deitar, diga calmamente um elogio como “bom menino!” e deixe um petisco bem em frente a ele. Se ele permanecer deitado por um longo tempo, você pode oferecer mais um petisco para recompensá-lo pela iniciativa. 

Dica Extra:

Não use nenhum tipo de clicker ou outro tipo de marcador de comportamento para esse exercício, já que podem deixar o cachorro mais agitado ao invés de acalmá-lo. E não recompense o seu cachorro caso ele esteja olhando fixo para o petisco, se movendo, excitado. Espere até que ele não esteja mais pensando na recompensa para deixar um petisco em frente a ele. 

Esperar vale a pena!

Sentar e simplesmente esperar é um dos métodos mais usados para ajudar um cachorro muito agitado a aprender a ser calmo. O ato de permanecer sentado quando você vai para outro lugar, ou mesmo em situações de extrema distração, é um sinal de que o cachorro está controlando seus impulsos. Recompense esse comportamento com algo bem gostoso cada vez que ele permanecer sentado e calmo. 

Treine seu cachorro a sentar antes de receber qualquer tipo de recompensa! Fazê-lo sentar e relaxar e depois dar o petisco ou soltá-lo da coleira, fará com que ele associe o relaxamento com algo gostoso.

Treine seu cachorro a sentar antes de receber qualquer tipo de recompensa! Fazê-lo sentar e relaxar e depois dar o petisco ou soltá-lo da coleira, fará com que ele associe o relaxamento com algo gostoso.

Para tornar esse passo mais fácil e divertido, tanto para você, quanto para seu cachorro, tente pedir que ele sente antes de todas as atividades que seu cachorro gostar  de fazer. “Senta” antes de sair para passear. “Senta” antes de iniciar uma brincadeira. “Senta” antes do jantar ou petisco. “Senta” antes de soltá-lo da guia para correr  em algum campo cercado.

Qualquer situação em que seu cachorro estiver muito excitado para começar logo, faça-o sentar e relaxar primeiro. Logo seu cachorro  começará a associar o ato de sentar e esperar com a situação de prazer e diversão, a boa consequência. 

Se o seu cachorro tiver um Dog Walker – saiba o que faz um Dog Walker – você pode combinar com ele para que, sempre, antes dos passeios, ele peça para o cachorro sentar. E se o seu  cachorro ainda não tem o hábito de passear diariamente, considere essa hipótese!

Passear, além de estimular fisicamente o seu cachorro, mantém ele calmo e livre de  tédio (que, na maioria dos casos, é o principal causador da agitação).

Dica: 

Primeiro, peça um simples e breve “senta” para o seu cachorro antes de soltá-lo para brincar ou dar-lhe um petisco. Se ele não sentar quando você pedir, afaste-  se do que agita seu cachorro e peça novamente.

Vá aos poucos se aproximando da fonte e aumente o tempo que o seu cachorro deve permanecer sentado até ser  recompensado. Lembre-se de recompensar seu cachorro, principalmente, se ele começar a se antecipar e sentar antes mesmo de você pedir. Esse comportamento é um  sinal de que ele está controlando seus impulsos. Muito bem!

Veja a parte 2 desse post aqui. E se quiser dicas extras sobre como acalmar cães agitados e ansiosos, veja nosso eBook grátis aqui embaixo:ebook acalmar cachorro agitado

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment