Meu gato não para de miar!

o que fazer com gato que não para de miar

O que fazer com gato que não para de miar.

Os gatos possuem vários meios de comunicação, como já vimos e comentamos neste post e neste vídeo aqui sobre Linguagem Corporal dos Gatos. O miado talvez seja o meio que nós conseguimos identificar e entender com mais facilidade. Mas quando aquele “Meoooooooow” é incessante não há tutor ou vizinho que aguente, não é mesmo?

O que significa o miado?

O miau tem vários significados. Quando quando o miado ou outros sons se tornam muito persistentes ou começam a acontecer em horas inconvenientes, passa a ser um graaande problema! Vamos combinar que não há quem aguente – mesmo que seja seu próprio gatinho – miando a noite inteira, isso incomoda não só você, mas também seus vizinhos e as pessoas que estão por perto. E os gatos, muito inteligentes, percebem que assim eles conseguem o que eles querem: nossa atenção. Assim, o miado passa a se repetir cada vez mais e mais. E faz total sentido, porque nosso meio de comunicação mais forte é exatamente a fala!
captura-de-tela-2016-11-03-as-14-00-47

Muito mais do que o da linguagem corporal, que a gente vai deixando pra lá. Por isso somos mordidos e arranhados pelos gatinhos, pelo fato de não lermos e entendermos a linguagem corporal dos nossos peludos. Os gatos também são uma das espécies com mais padrões vocais. Eles possuem um vocabulário enorme e desenvolvem ainda mais conosco, conforme a relação com cada pessoa.

Raças de gatos mais vocais

Entre todas as raças de gatos, algumas são especialmente mais vocais. Ou seja, possuem mais vocabulário e são ainda mais “falantes”. Entre elas estão os famosos Siameses, Maine Coon, Singapura entre outros.

Prevenção de miados excessivos

O melhor tratamento para previnir que seu gatinho fique miando demais, sem motivos para isso, é:

  • Manter uma rotina diária com estímulos e enriquecimento mental e físico;
  • Durante o dia e no começo da tarde acordado, brincar e gastar energia suficiente, interagindo-o socialmente – isso fará com que ele durma a noite e previna a vocalização durante a noite.
  • Disponha atividades para seu gatinho. Como arranhadores, centros de atividades, brinquedos para rechear com petiscos e alimentos, prateleiras, etc.
  • Potes de comida com timer são uma ótima maneira de evitar que seu gatinho acorde no meio da noite pedindo comida

Razões de miados excessivos

Como falamos aqui no começo, o principal motivo pelo qual nossos gatos, muitas vezes miam tanto é por busca de atenção. Seja para pedir comida, carinho, te acordar, cumprimentar quando você chega em casa, etc. E a principal razão pela qual eles insistem em miar tanto, é pelo fato de que nós reforçamos/recompensamos esse comportamento.

meu gato mia demais o que fazer

Você pode pensar “Ah, mas eu não dou comida ou não faço o que ele quer quando ele mia, então não estou recompensando”. Mas o simples fato de eles perceberem que com o miado, eles conseguem nossa atenção com um simples olhar, é o suficiente para que eles aprendam que miar consegue o que ele quer.

O que fazer?

A decisão mais sábia a se tomar é simples. Ignorar! Isso mesmo, ignorar qualquer miado sem motivo do seu pequeno. Quando ele miar esperando que você faça alguma coisa, não olhe para ele (nem se for com uma cara de bravo, simplesmente finja que não aconteceu nada e não pare de fazer o que estava fazendo). Espere ele parar de miar e depois de pelo menos 2 minutos, faça o que ele estava pedindo para você fazer, seja um carinho, um petisco, etc.

Dessa forma, ele vai aprender que o miado, que antes fazia com que ele conseguisse o que queria imediatamente, já não é tão mais eficiente quanto era antes. E aos poucos vai diminuir a vocalização.

Esse é o melhor a se fazer quando seu gatinho mia com o objetivo de te pedir alguma coisa. Mas existem algumas outras situações, menos comuns, que é preciso ser analisado e resolvido de outras maneiras. Como nos casos de super-apego e ansiedade. Que acontece com gatos que são super apegados a uma pessoa, seguindo-a pela casa 0 tempo todo e vocalizando; ou por ansiedade geral em situações novas, como um novo pet ou pessoa em casa, morte de alguém, mudança de local, ficar sozinho em viagens, visitas em casa, e até mesmo mudança em móveis.

Nós fizemos um Papo Pet especialmente sobre Como Fazer seu Gato Miar Menos”. Assista aqui em baixo e conte pra gente o que você achou 😉

 

Ah, e se você ficar com qualquer dúvida, comenta aqui nesse post pra podermos te ajudar.

gato não para de miar

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment